domingo, 8 de maio de 2011

Dorothea Lange

Postado  por  Carolina Perez nº11

Dorothea Lange nasceu em Hoboken, New Jersey, 26 de maio de 1895. Estudou fotografia na Columbia University
Com o marido, o pintor Maynard Dixon, ela viajou o sudoeste dos EUA, fotografando os nativos americanos. 
A partir de 1935 foi contratada pelo governo americano para trabalhar na Farm Security Admistration. Organismo do governo que cuidava dos assuntos relativos à crise agrícola americana dos anos 30 e que usava a fotografia como meio documental. Foi durante a realização deste trabalho que Dorothea Lange faz a sua fotografia mais conhecida, Migrant Mother (1936) que simboliza o triunfo do espírito humano em tempos de grande dificuldade. 
As fotos de Dorothea Lange inspiraram Steinbeck no seu famoso romance “The Grapes of Wrath” que por sua vêz foi adaptado para o cinema pelo regista John Ford. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, Dorothea Lange documentou a internação de japoneses nos campos dos EUA e, em seguida, voltou sua lente para as mulheres e membros de grupos minoritários em trabalhar lado a lado nos estaleiros da Califórnia. Após a guerra, cobriu a fundação da Organização das Nações Unidas em San Francisco. Lange viajou muito durante os anos 1950 e 1960. Ela visitou o Vietnã, Irlanda, Paquistão e Índia, fazendo muitos ensaios fotográficos para a revista Life.
Dorothea Lange continuou a trabalhar como fotógrafa documentarista pelo resto da sua carreira, fotografando as dificuldades nas quais viviam os mais necessitados da America, mas, mostrando ao mesmo tempo orgulho e a dignidade com que estes afrontavam as adversidades da propria esistencia.  
Viajou em companhia do marido Paul Taylor fotografando, principalmente, a América do Sul, a Ásia e o Oriente Médio.
No dia 11 de outubro de 1965, Dorothea Lange morreu de câncer alguns dias antes da inauguração de uma grande exposição, retrospectiva da sua obra, no Museu de Arte Moderna de New York.

Suas fotografias foram reproduzidas em livros e alojados em coleções do museu, mais numerosa no Museu de Oakland da Califórnia. 


"Migrant Mother"
Fotografada entre fevereiro e março de 1936



"Japanese boy awaiting evacuation"
Fotografada em junho de 1942


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário